top of page
Buscar

Redução de odor: conheça um dos pilares da nanotecnologia

A mitigação do odor constitui um desafio para a indústria cosmética, especialmente no que tange a produtos com ingredientes ativos dotados de uma fragrância indesejável. Para superar essa questão, a nanotecnologia tem emergido como uma forma de obter soluções efetivas. Descubra no texto a seguir como a nanotecnologia propicia vantagens à formulação de cosméticos ao viabilizar o aprimoramento de atributos sensoriais, como o odor.

A busca por ingredientes ativos naturais que ofereçam eficácia e uma experiência agradável ao consumidor é um desafio constante para os formuladores de cosméticos. Muitos desses ingredientes são instáveis e podem perder sua efetividade ao longo do tempo. Além disso, diversos ativos de interesse para a indústria apresentam uma percepção sensorial intensa, possuindo aromas fortes e muitas vezes desagradáveis. Assim, mesmo possuindo um potencial de utilização, a presença de odor muitas vezes limita sua aplicação em cosméticos.


É nesse contexto que a tecnologia de nanoencapsulação surge como uma solução promissora. A nanotecnologia é uma ciência que envolve a manipulação de materiais em escala nanométrica, e ao trabalhar com partículas tão pequenas, os cientistas são capazes de explorar propriedades e comportamentos únicos dos materiais, resultando em aplicações inovadoras em diversas áreas, incluindo a cosmética. Através do uso de nanopartículas, é possível proteger ativos instáveis, evitar incompatibilidades entre os ingredientes e melhorar suas propriedades físico-químicas e sensoriais. Alguns ativos, quando oxidam, além de perderem suas propriedades, também podem liberar um odor desagradável, e a oclusão em nanopartículas permite a redução desses odores, garantindo que a formulação final seja agradável ao olfato.


NV DMAE

A nanoencapsulação do dimetilaminoetanol (DMAE) ilustra como a proteção do composto em nanopartículas possibilita a neutralização de odores característicos e desagradáveis. O DMAE é uma substância presente em peixes, derivada do grupo das aminas, o que o torna desafiador de formular devido ao odor indesejável. Dentre os principais benefícios do DMAE para cuidados cutâneos estão a redução da flacidez, a diminuição das rugas finas e linhas de expressão, e o efeito lifting da pele. A Nanovetores desenvolveu o NV DMAE, que consiste no dimetilaminoetanol bitartarato nanoencapsulado em partículas biopoliméricas, cuja encapsulação permite a inibição do odor característico desse ativo.


Testes de eficácia com o ativo NV DMAE aplicado em base, o Serum NV DMAE, demonstram a sua aceitabilidade diante do público que utilizou o produto, como ilustrado pela Figura 1 a seguir.

Figura 1. Resultados da apreciabilidade cosmética em 30 dias de uso do produto Serum NV DMAE.


NV Cysteamine 15

Outro componente valorizado pela nanoencapsulação é a cisteamina, um antioxidante altamente efetivo para a uniformização da pele. A cisteamina é um aminotiol que possui aroma desagradável devido ao enxofre presente na molécula, o que restringe sua aplicação em produtos cosméticos. Seu odor característico é acentuado quando o composto sofre oxidação em contato com o ar. Para superar essa limitação, a Nanovetores desenvolveu o ativo NV Cysteamine 15, que contém a cisteamina nanoencapsulada, protegendo a cisteamina da oxidação e proporcionando a neutralização de seu odor ao mesmo tempo em que aumenta sua estabilidade e capacidade de permeação cutânea. Dessa forma, com o ativo da Nanovetores é possível formular produtos com maior conforto de uso e eficácia.

O produto desenvolvido pela Nanovetores é estável, desprovido de aromas residuais e possui amplas possibilidades de aplicação em bases, tais como primers, cremes, máscaras, séruns, géis e géis-creme faciais. Além disso, a Nanovetores também criou um produto com o ativo NV Cysteamine 15 aplicado em base, denominado Serum NV Cysteamine, que obteve resultados excelentes em termos de eficácia, como ilustrado na Figura 2, evidenciando sua elevada aplicabilidade e aceitação pelo público.

Figura 2. Resultados da apreciabilidade cosmética em 7 dias de uso do produto Serum NV Cysteamine.


A nanotecnologia transforma a área da beleza ao encapsular substâncias ativas, resultando em resultados melhores e mais eficientes. A técnica de nanoencapsulação aprimora as fórmulas dos produtos dermatológicos e a experiência sensorial do consumidor. Além de todos os benefícios relacionados à preservação dos compostos ativos, as nanopartículas também asseguram a vedação de odores, uma propriedade de suma importância, especialmente quando os ingredientes da fórmula possuem cheiros desagradáveis. A encapsulação desses ativos possibilita a formulação mais fácil do produto cosmético, permitindo também a inclusão de um aroma desejado, um fator crucial para a melhor aceitação durante o uso.


Para se aprofundar mais no tema, convidamos à leitura de nosso artigo completo sobre redução de odor, disponibilizado para download abaixo.


Para saber mais sobre esses e outros produtos da Nanovetores acesse o nosso catálogo!


5. Redução de Odor
.pdf
Download PDF • 207KB

Comments


bottom of page