Buscar

SEU COSMÉTICO AGE COM EFICÁCIA E PERMEAÇÃO INTELIGENTE?


O bem estar ou o sentir-se bem está ligado a várias ações que praticamos no nosso dia a dia, o cuidado pessoal é uma delas. É muito gostoso quando temos a sensação de dever cumprido: pele limpa, hidratada e protegida.



Mas você já parou e prestou atenção no efeito que a utilização contínua de cosméticos traz para a pele?



A escolha do cosmético adequado ao tipo de resultado que você espera é algo muito importante. Observe sempre quais são os ativos e o que eles podem proporcionar no tratamento da sua pele. Mais importante ainda, verifique se existem testes clínicos e de segurança, isso faz parte do cuidado consigo mesma, não aplicando qualquer tipo de produto.


Uma pergunta que me veio em mente e que é do tempo de escola: “qual o maior órgão do corpo humano? A resposta: é a pele. E você sabe para que ela serve? Inicialmente é nosso escudo protetor, ela tem como função proteger o nosso corpo impedindo a permeação de fungos, bactérias, produtos químicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.


Devido a essa importante característica, é difícil a entrada de substâncias, como ingredientes ativos. Nesse sentido, a permeabilidade da pele e das unhas pode representar um desafio para aplicação tópica de cosméticos e dermocosméticos.


Tal desafio pode ser facilmente solucionado através da nanotecnologia, que promove permeação adequada com resultados mais efetivos. Com a encapsulação em nanopartículas, os ingredientes ativos conseguem permear a pele, inclusive as unhas, chegando ao alvo de ação de maneira eficiente.



A encapsulação em nanopartículas é uma técnica inovadora capaz de proporcionar benefícios tais como aumentar a estabilidade química do ativo, proteger ativos voláteis e instáveis, prolongar a liberação, promover efeito long lasting, evitar interações entre os componentes de uma mesma formulação e aumentar a permeação cutânea, pois no sistema encapsulado, quem passa a reger o perfil de permeação é a nanopartícula e não mais o ativo. Esse é o grande benefício da utilização de cosméticos com ativos nano encapsulados ao invés dos ativos na forma livre. Este último, tem sua vida útil mais curta e comprometida pela oxidação, luminosidade e movimentação.


Na caracterização das nanopartículas é determinado o seu tamanho sendo este parâmetro de fundamental importância quando se trabalha com sistemas particulados, pois o tamanho limita a via de administração e o nível de permeação em pele, promovendo a liberação do ativo no alvo correto.


De forma resumida, a permeação é um fator primordial para que o cosmético aja de forma eficiente no local aplicado e se obtenha o resultado desejado em sua utilização.





Quer saber mais sobre produtos de alta permeação? Acesse o nosso site.



31 visualizações0 comentário