A resposta para como obter uma forma eficaz, estável, de maior permeabilidade e compatibilidade para um dos ativos mais famosos do mercado, a vitamina A.
A vitamina A, retinol e seus derivados, é famosa por seu forte potencial antienvelhecimento, sendo amplamente adotada na indústria dos cosméticos. No entanto, esse ativo é sensível à oxidação, enfrenta dificuldades para permear adequadamente a pele e é relativamente difícil de incorporar em formulações. Como solução, diversos formuladores apostam em aumentar muito a concentração de vitamina A no produto, levando a possíveis irritações cutâneas e desperdícios.
É possível simplificar e melhorar. Neste breve artigo será apresentada uma solução eficaz e acessível que a Nanovetores preparou para aqueles interessados em aproveitar tudo que a vitamina A pode oferecer.
O Retinol
O retinol é um derivado da vitamina A amplamente utilizado nos cuidados da pele. Reconhecido como uma das mais eficazes vitaminas com potencial antienvelhecimento, ele possui a capacidade de estimular a produção de colágeno e normalizar a queratinização da pele, além de fornecer um suporte antioxidante que acelera a taxa de renovação celular. Sua aplicação regular melhora significativamente a elasticidade da pele e sua suavidade, resultando em uma pele mais jovem, uniforme e saudável.
As diferentes formas da Vitamina A
Retinóides são moléculas derivadas da vitamina A, sendo o retinol a forma alcóolica e mais estável, mas que pode ser convertida em retinaldeído, um aldeído, e posteriormente em ácido retinóico. A forma ácida é mais agressiva para a pele e em muitos casos sua utilização não é recomendada, por isso o retinol é mais seguro para aplicação em formulações cosméticas. Dessa forma, o retinol tem o potencial de entregar os potentes efeitos do ácido retinóico à pele humana com uma melhor tolerabilidade.
Como age na sua pele
Os mecanismos biológicos do retinol baseiam-se principalmente na sua conversão em ácido retinóico após a sua entrada na epiderme, sendo utilizado no reparo celular. Retinol pode ser convertido na pele por metabolismo oxidativo em retinaldeído, seguido por oxidação
adicional em ácido retinóico.
O uso tópico de retinóides induz a expressão de proteínas de ligação celular que resultam em várias mudanças moleculares, e no fotoenvelhecimento atua prevenindo a indução das metaloproteinases envolvidas no processo de destruição da matriz extracelular. Como resultado temos a restauração da estrutura dérmica com a proliferação de queratinócitos e fibroblastos, o aumento da liberação de corneócitos, a produção de glicoproteínas, e a deposição de colágeno e ácido hialurônico. Com a capacidade de estimular diversos receptores biológicos, o retinol também reduz a produção de melanina e tem efeitos anti-inflamatórios, sendo útil nos cuidados da acne vulgar .
Dificuldades associadas ao retinol.
No entanto, a entrega de todos esses benefícios acaba sendo desafiadora, já que estudos demonstram que maior parte do retinol aplicado na pele permanece no estrato córneo (1), e uma pequena parte do composto chega à epiderme viável e às camadas superiores da derme, onde desempenharia a sua ação biológica. O fato do ácido retinóico ser agressivo e ocasionar irritação, eritema e descamação da pele praticamente obriga o uso da forma estável de álcool, que não elimina essa irritabilidade se usado continuamente, além de ser ineficaz em baixas concentrações e ainda apresentar sensibilidade à oxidação, temperatura e luz, podendo ser degradado. Para piorar, a vitamina A é lipossolúvel, ou seja, possui baixa solubilidade em água, dificultando sua incorporação em diversas formulações.
NV Retinol: Encapsulação como solução.
Para superar os esses desafios, a Nanovetores desenvolveu o retinol encapsulado, que proporciona uma melhor performance biológica, com alta tolerância cutânea e estabilidade química das fórmulas. O sistema de encapsulação do NV Retinol promove segurança de uso e proteção do ativo contra a degradação oxidativa em presença de ar e luz solar, além de facilitar a incorporação do ativo em formulações cosméticas, com a melhoria do sensorial e da sua compatibilidade com os demais ingredientes. O retinol encapsulado não sensibiliza a pele porque está protegido em nanopartículas lipídicas e só é liberado através de gatilho enzimático no alvo de ação, onde é oxidado a ácido retinóico. Ou seja, o NV Retinol garante os potentes resultados do ácido retinóico com maior segurança e tolerabilidade, garantindo um efeito peeling menos agressivo e podendo ser usado diariamente, entregando resultados superiores. O NV Retinol entrega todos os benefícios com máxima performance, tanto é que em testes apresentou 14X maior eficácia na longevidade celular, 3,3X maior eficácia na proteção de colágeno e 5X maior estabilidade do que sua forma livre!
Comparação do retinol encapsulado versus o retinol livre
O gráfico abaixo demonstra a análise do teor de retinol (eixo Y) comparando as formas livre e encapsulada nos tempos de 0, 30, 60 e 90 dias (eixo X). O resultado evidenciou que o retinol encapsulado é 5x mais estável na manutenção do teor de vitamina A em comparação ao ativo livre e que o NV Retinol é estável nas condições de estresse não apresentando variações de pH, cor, odor e densidade expressivas. Isso significa que é possível formular um produto mais eficaz com menores quantidades de retinol, já que uma quantidade maior do ativo chega viável até o consumidor final.
Em teste in vitro avaliou-se a expressão do marcado FoxO3, relacionado à “jovialidade” celular e sendo estimulado por substâncias antiaging/antioxidantes, como o retinol. O resultado do teste demonstra a maior ação antiaging do ativo encapsulado, em grau de 14 vezes, mesmo o NV retinol sendo testado a uma concentração 10 vezes menor em teor de retinol quando comparado com a versão de retinol (puro).
Foi realizado também um estudo clínico para avaliar a eficácia e segurança do In Pearls Retinol, que contém em sua composição o NV Retinol. Houve a participação de 33 voluntárias durante o período de 30 dias e os resultados mostraram a melhora de rugas em 64% quando comparado às medidas basais.
Portanto, com a nanotecnologia menos é mais, e sua utilização solucionou o problema de instabilidade do retinol e seus derivados, de maneira segura e aumentando a eficácia do ativo. A encapsulação desse ativo torna-o mais compatível com diferentes formulações e acentua os seus benefícios como antioxidante e antienvelhecimento, proporcionando excelentes oportunidades para formuladores que buscam enriquecer seus produtos e facilitar suas formulações.
Além do NV Retinol, você pode encontrar em nosso catálogo uma lista de produtos que utilizam dessa tecnologia e que assim possuem maior eficácia.
Benefícios do NV RETINOL
Redução de rugas e linhas de expressão
Clareamento
Renovação epidérmica
Permeação controlada e prolongada
Hidratação proporcionada pelas nanopartículas lipídicas
Aplicações NV Retinol:
Primers
Emulsões
Máscaras
Séruns
Géis
Géis creme
Sabonetes líquidos
Demaquilantes
Produtos uniformizadores do tom de pele
Uso: dermocosméticos com Retinol costumam ser usados a noite, porque a pele se repara enquanto dormimos. O NV Retinol pode ser usado pela manhã e à noite, potencializando seus resultados. E o melhor: pode ser usado diariamente sem medo de irritar a pele!
Conheça mais sobre esse ativo aqui. (1) Shields IV C.W. et al. Encapsulation and controlled release of retinol from silicone particles for topical delivery. Journal of Controlled Release, 28 (278): 37-48, 2018
Comments