Buscar

RESULTADOS RÁPIDOS NO TRATAMENTO DE CELULITE


O consumidor tem mudado a percepção com relação ao consumo de cosméticos. Em tempos de pandemia, passaram a cuidar mais da saúde e de si mesmos e buscam resultados rápidos dando preferência ao benefício.


Mais uma vez, a nanotecnologia ganha visibilidade exatamente por oferecer resultados rápidos. Lembrando que o tamanho da partícula permeia a pele de forma eficiente liberando o ativo no alvo de ação. Ressalta-se ainda os outros benefícios adjuntos: a eficiência da dose, a preservação, características do ingrediente ativo, o veículo e interação com a pele que são aspectos fundamentais para uma boa formulação dermocosmética em diferentes tratamentos estéticos [1] [2].


Quando aplicadas à pele, as nanocápsulas formam um filme de proteção na superfície do estrato córneo e controlam a penetração das substâncias encapsuladas [3]. Para a maioria dos compostos, o principal percurso é a comunicação intercelular, que ocorre por difusão, uma vez que o transporte via apêndice fica limitado pelo local de aplicação do produto e o caminho transcelular requer a passagem do ativo pelas inúmeras camadas de células, limitando a difusão destes [4][3]. Além disso, é necessário considerar a concentração efetiva do cosmético por um período suficiente para exercer sua função adequadamente [3].


Como exemplo de alta eficácia, temos o blend de ativos do Nano Cellulitech, que atua sinergicamente no tratamento da lipodistrofia ginóide e na redução de medidas, conferindo ação drenante, anti-inflamatória, anti-radicais livres, redutora da lipogênese e ativadora da lipólise, com significativa melhora da microcirculação. A lipodistrofia ginóide, comumente conhecida como celulite, é uma alteração do tecido gorduroso com o aparecimento de deformações na pele semelhantes ao aspecto de casca de laranja. Pode ocorrer em qualquer região do corpo, porém, é mais frequente na região dos glúteos e coxas e afeta mais mulheres do que homens [5]. Os tratamentos tópicos para a celulite incluem diversos agentes e mecanismos de ação, a começar pelos que ativam a microcirculação, reduzem a lipogênese, promovem a lipólise, restauram a estrutura normal da derme e do tecido subcutâneo, e agentes que eliminam os radicais livres ou impedem a sua formação [6].


O blend nanoencapsulado de Cafeína, Óleo de Chá Verde, Óleo de Arnica Montana e Óleo essencial de Palmarosa compõe o Nano Cellulitech, que tem ação comprovada no tratamento da celulite. O blend também é capaz de reduzir medidas, possuindo propriedades drenantes, anti-inflamatórias e anti-radicais livres e confere significativa melhora da microcirculação.

Cada componente do blend apresenta os seguintes benefícios:

  • A cafeína é responsável pela redução da lipogênese e promoção da lipólise, ação característica das metilxantinas, e pela melhora na microcirculação sanguínea [7]. Além disso, a cafeína tem ação adstringente e regeneradora, promovendo a limpeza e o equilíbrio da pele. É uma substância cheia de benefícios, mas difícil de ser formulada devido a sua baixa solubilidade e baixa permeação. A encapsulação desse ativo torna-o fácil de ser formulado e incorporado em produtos cosméticos, garantindo a entrega de todos seus benefícios de maneira eficaz, pois tem solubilidade de permeação melhorada com o processo de encapsulação.

  • O Chá Verde é rico em polifenóis (bioflavonóides) e catequinas, e atua sinergicamente com a cafeína potencializando a ação lipolítica. Conhecido por ser um potente antioxidante, o óleo de chá verde também auxilia a neutralizar a ação dos radicais livres. Este óleo também estimula os queratinócitos, que agem no processo de renovação celular, normalizando a velocidade de regeneração cutânea [8]. Além disso, as catequinas também promovem a ativação da microcirculação.

  • O Óleo de Arnica Montana apresenta comprovada ação anti-inflamatória e possui entre seus principais componentes, flavonóides.

  • O Óleo essencial de Palmarosa é rico em geraniol, e apresenta atividade antioxidante e anti-inflamatória, agindo também na tonificação e regeneração celular [9][10].


A encapsulação desses ativos garante alta permeação na derme e a entrega de resultados rápidos, levando à eficácia comprovada do produto. Eis aqui, uma solução inovadora e eficiente no tratamento de celulite e flacidez.

REFERÊNCIAS


Retirado do artigo: Eficácia: a nanotecnologia como diferencial para resultados rápidos e alta eficácia. Autoras: Dra. Betina Giehl Zanetti Ramos, Dra. Lara Martholly di Martosb, Dra. Ledilege Cucco Portoc , Jocelane Zoldan. 1. PAPAKOSTA, D.; RANCAN, F.; STERRY, W.; BLUME-PEYTAVI, U.; VOGT, A. Nanoparticles in dermatology. Springer-Verlag, 2011. 2. CITERNESI, U.; SCIACCHITANO, M. Phospholipid/active ingredient complexes. Cosmetics & Toiletries , 110(11): 57-68, 1995. 3. CITERNESI, U.; SCIACCHITANO, M. Phospholipid/active ingredient complexes. Cosmetics & Toiletries , 110(11): 57-68, 1995. 4. GOMES, R.K.; DAMAZIO, M.G. Cosmetologia descomplicando os princípios ativos. 2. ed., São Paulo, Editora Médica Paulista, 2006. 5. LUPI, O.; et al. Evaluation of the effects of caffeine in the microcirculation and ede ma on thighs and buttocks using the orthogonal polarization spectral i maging and clinical parameters. Journal of Cosmetic Dermatology, v. 6, n. 2, p. 102-107, 2007. 6. HEXSEL, D.; SOIREFMANN, M. Cosmeceuticals for Cellulite. Seminars in Cutaneous Medicine an d Surgery, v. 30, n. 3, p. 167-170, 2011. 7. MIYAZAKI, S.F. Utilização do Chá Verde em Cosméticos. Cadernos de Prospecção, v. 1, n. 1, p. 10-13, 2008. 8. HSU, S. Green tea and the skin. Journal of the American Academy of Dermato logy, v. 52, n. 6, p. 1049-1059, 2005. 9. CHEN, W.; VILJOEN, A.M. Geraniol - A review of a commercially important fragrance material. South African Journal of Botany, v. 76, p. 643-651, 2010. 10. LAWRENCE, K.; et al. Antioxidant activity of Palmarosa essential oil (Cymbopogon marti ni) grown in north Indian plains. Asian Pacific Journal of Tropical Bi omedicine, v. 2, n. 2, p. S888-S891, 2012.


Posts recentes

Ver tudo