Buscar

Química da Felicidade: cosméticos e chocolate!

Você sabe qual a semelhança entre chocolates e cosméticos?


Ouça o nosso podcast e fique por dentro das tendências e ativos de auto- cuidado e bem- estar. Clique aqui.



O cacau (matéria prima do chocolate) possui uma composição única, com mais de 500 compostos diferentes. Vamos descrever uma relação entre alguns benefícios similares entre o chocolate e ingredientes ativos utilizados em cosméticos, para mostrar que chocolate e cosméticos podem fazer um bem danado para nosso corpo, organismo e bom humor!


  • O cacau é composto por polifenóis: os taninos e os flavonóides. Estes compostos conferem as características de amargor e adstringência ao cacau e possuem inúmeros benefícios como propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobiana, analgésica e vasodilatadora. E em específico os flavonóides, servem como alimento para as bactérias probióticas, por isso o cacau pode ser um aliado da flora intestinal.


  • A cafeína presente no cacau é um estimulante do sistema nervoso central, melhora a concentração e energia. Ela também tem um efeito termogênico e pode contribuir para a perda de peso.


  • O cacau possui outros estimulantes: a teobromina, teofilina e a feniletilamina, que por estarem associados à dopamina, promovem sensação de bem-estar. Há também o aminoácido triptofano, que ajuda a sintetizar a serotonina e melhora o humor.


  • E a semente de cacau - utilizada para fabricação do chocolate - além de conter aminoácidos, sais minerais e proteínas, tem vitaminas! E destacamos aqui as vitaminas A e B , excelentes para nosso organismo!


Agora uma pergunta curiosa: chocolate vicia?


O chocolate não vicia de verdade. Ele estimula o desejo, por conter alguns componentes associados ao vício como a cafeína, a teobromina, e a feniletilamina. E é comprovado que o chocolate faz com que o cérebro libere endorfina, fazendo com que os chocólatras sintam a necessidade de sentir o prazer associado ao ato de comer chocolate!



Qual a semelhança com cosméticos?


Fonte: https://uk.lush.com/easter/gifts/golden-egg


Bom, assim como o cacau tem diversos benefícios para nosso organismo, os ingredientes ativos para cosméticos também contém propriedades maravilhosas que beneficiam nossa pele, corpo e bem-estar!


Aqui temos alguns ativos com propriedades que se relacionam com os benefícios do cacau:


  • Com imenso potencial antioxidante, o NV Ascorbic Acid é o Ácido Ascórbico puro na forma mais estável, que garante todos os benefícios associados à Vitamina C, como anti-aging, efeito clareador, redução de linhas de expressão e rugas.

  • Como mencionado as bactérias probióticas se alimentam dos flavonóides, e não poderia ficar de fora o ativo Symbiocaps LA, a base de Lactobacillus Acidophillus (LA) que promove alta hidratação e restauração da imunidade da pele, auxilia combatendo o processo de envelhecimento, deixando a pele com aspecto jovem e saudável.


  • O que não poderia faltar é a cafeína, temos um ativo poderoso para cuidados com o corpo, tratamento de gordura localizada e celulite com cafeína: o Nano Cellulitech possui propriedades termogênicas anti-inflamatórias, anti-radicais livres e melhora microcirculação local.


  • E falando sobre vitaminas, que são essenciais para o nosso corpo, o Nanovetor Vitamina A, é um outro poderoso antioxidante, com ação contra os radicais livres e potencial de estimular a produção de colágeno, promovendo rejuvenescimento da pele. E o Nano Oil Control que é um blend de ativos a base de óleos essenciais e pró- vitamina B5, com ação adstringente e reguladora da oleosidade, é indicado para o controle da oleosidade da pele e couro cabeludo. São ativos ricos em ácidos fenólicos, potentes substâncias refrescantes e reguladores da oleosidade com ação adstringente.

Incrível pensar que tanto a matéria- prima para os cosméticos quanto a matéria- prima do chocolate possuem tantos benefícios para o corpo. Assim como alguns componentes do chocolate, a sensação de se sentir bem e bonita também vicia!




#makingthefuture #nanotecnologia #nanotechnology #inovação #innovation #ativosencapsulado #encapsulatedactives #altaperformance #highperformance #beauty #beleza #chocolate #chocolat #cafeina #caffeine #nvascorbicacid #vitaminaa #oilcontrol #bemestar #symbiocaps #bacteriasdobem #wellness #selfcare #momentoselfcare



Referências:


https://www.essentialnutrition.com.br/media/artigos/chocoki/6.pdf

https://blog.famigliavalduga.com.br/o-que-sao-os-taninos-e-por-que-eles-sao-tao-importantes/

https://www.greenme.com.br/alimentarse/alimentacao/5107-cacau-beneficios/

https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/alimentos-ricos-em-triptofano/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000200002

https://www.mundoboaforma.com.br/chocolate-libera-endorfina-mesmo/

https://www.unimed.coop.br/web/costaoeste/noticias-unimed/beneficios-do-chocolate

0 visualização
Youtube_Nanovetores
Icone_Facebook.png