top of page
Buscar

Permeação inteligente: entenda um dos conceitos básicos da nanotecnologia

A permeabilidade da pele e das unhas pode ser um grande desafio para a aplicação de dermocosméticos, mas a nanotecnologia pode resolver isso de forma eficiente. Leia o texto a seguir e entenda como através da encapsulação em nanopartículas, os ingredientes ativos conseguem permear a barreira protetora da pele e das unhas, chegando ao alvo de ação de maneira segura e controlada, garantindo maior eficácia.

Os dermocosméticos frequentemente enfrentam dificuldades de solubilidade e penetração na pele, devido à função principal da pele de proteger o organismo contra agentes nocivos e perda de água. O estrato córneo, a camada mais superficial da pele, age como uma barreira protetora que impede a entrada de microorganismos e agentes tóxicos. No entanto, essa camada também pode limitar a absorção de formulações tópicas. Além disso, as unhas possuem uma natureza impermeável semelhante ao pelo e ao estrato córneo, sendo principalmente formadas por queratina, o que torna os tratamentos tópicos limitados.

Vencendo a barreira da pele e da unha

A nanotecnologia tem sido cada vez mais utilizada na indústria dermocosmética como uma alternativa interessante para vencer a limitação dos ativos em permear e entregar o ativo no alvo de ação. A nanoencapsulação dos ativos permite que eles sejam entregues de forma adequada tanto na pele quanto nas unhas. A permeabilidade é fortemente influenciada pelas características químicas da molécula e as nanopartículas podem ser preparadas de acordo com a natureza da membrana que se deseja utilizar para permitir uma permeação eficaz na pele. Ou seja, utilizando a nanoencapsulação é possível que os ativos sejam entregues na camada alvo pois a permeação dependerá da natureza da cápsula e não do ativo que estará protegido.


A Nanovetores produz nanopartículas lipídicas e biopoliméricas, as quais são consideradas biocompatíveis, biodegradáveis e seguras. Essas partículas atuam pelo principio da permeação inteligente, permitindo que os ativos alcancem as camadas mais profundas da pele e da unha, sendo liberados de maneira controlada e prolongada, mas sem correr o risco de alcançar a corrente sanguínea. Desta forma, os ativos conseguem entregar resultados rápidos, com máxima eficácia e conforto de aplicação para o consumidor, além de a tecnologia possibilitar a produção de formulações mais eficazes, seguras e estáveis.


Tratamento eficaz de unhas

Os ativos utilizados em produtos para unhas não possuem a capacidade de permear até camadas mais profundas, sendo facilmente removidos da superfície da unha. O NV Nails ECO foi desenvolvido pensando em vencer essa limitação. O produto utiliza ativos naturais, como óleos essenciais, encapsulados em nanopartículas lipídicas que apresentam alta afinidade com a estrutura ungueal, chegando às camadas mais profundas da unha e protegendo contra infecções.


Um teste de eficácia realizado com o NV Nails ECO demonstrou a potencialidade do produto em entregar resultados de qualidade. A avaliação técnica do teste foi baseada em análise de imagens das unhas de voluntárias, tendo sido realizado durante 7 dias. Os resultados mostraram que o NV Nails ECO foi capaz de reduzir a rugosidade, tornando a superfície mais homogênea, aumentar o clareamento das unhas, além de melhorar a textura da unha e a aparência das cutículas. Além disso, o produto demonstrou eficácia em reduzir infecções causadas por fungos, como demonstrado pela imagem a seguir.

Figura 1: Ilustração do resultado obtido após a utilização do produto por 4 dias. Fonte: Nanovetores.


Ativos estabilizados

O NV Ascorbic Acid é um produto que contém ácido ascórbico, um ativo amplamente utilizado em cosméticos por seus benefícios para a pele. No entanto, o ácido ascórbico é instável em meio aquoso, sujeito a oxidação, e é pouco lipossolúvel, o que compromete sua eficácia em formulações cosméticas. O NV Ascorbic Acid é uma solução para esses desafios, já que possui o ácido ascórbico encapsulado em partículas poliméricas que o protegem da luz, do calor e da oxidação, garantindo a entrega efetiva do ativo na pele e melhorando sua permeação cutânea.


Para demonstrar a capacidade de permeação do NV Ascorbic Acid em relação à sua forma livre, foi realizado o teste de difusão em Célula de Franz, que visa analisar a capacidade de um ativo de permear a pele.


Figura 2: Desenho esquemático da permeação do ácido ascórbico encapsulado e na forma livre através da Difusão em Célula de Franz. Fonte: Nanovetores.


Foi possível observar que a forma nanoencapsulada do ativo permitiu um aumento de 22% na permeação do ativo após um tempo decorrido de 8 horas. Com isso, o ativo tem sua biodisponibilidade aumentada, o que permite que ele atue de forma mais eficaz na pele, entregando resultados superiores quando comparados com o ativo livre.


Um teste de eficácia para a produção de colágeno também foi efetuado, comparando o NV Ascorbic Acid com o ativo livre. Os resultados demonstraram que o NV Ascorbic Acid apresentou um aumento na produção de colágeno 5X maior que o ativo livre, corroborando as vantagens que o ativo nanoencapsulado apresenta, já que o aumento na sua capacidade de permeação permitiu uma maior contribuição para a saúde da pele devido ao aumento da produção de colágeno.


Permeação efetiva e produtos de qualidade

Portanto, fica claro como existem ativos com certos impedimentos à permeação na pele e como a nanoencapsulação é uma ferramenta eficaz para a resolução dessa limitação, permitindo otimizar a eficácia, segurança, solubilidade e estabilidade dos produtos. As nanopartículas protegem e liberam os ativos de maneira controlada e prolongada, permitindo alcançar as camadas mais profundas da pele e das unhas. A tecnologia de permeação inteligente da Nanovetores tem um papel crucial na produção de cosméticos mais eficazes e seguros, apresentando excelentes escolhas tanto para formuladores quanto para consumidores.


Para se aprofundar mais no tema, convidamos à leitura de nosso artigo completo sobre o tema de permeação inteligente, disponibilizado para download abaixo.


Acesse o nosso catálogo para conhecer ainda mais sobre os benefícios dos produtos da Nanovetores!


2. Permeação Inteligente
.pdf
Fazer download de PDF • 607KB

Comments


bottom of page