Buscar

OS ATIVOS NANOENCAPSULADOS SÃO A MELHOR OPÇÃO PARA O TRATAMENTO DE MANCHAS E MELASMA.



Manter a pele saudável, hidratada e com brilho é um dos motivos de uma rotina de auto cuidado. Para atender esses objetivos, os formuladores de cosméticos buscam as melhores alternativas em ativos. Além de eficazes no tratamento, os ativos Nanovetores, apresentam características singulares que facilitam a formulação!


E o que buscar, quando o objetivo de tratamento é a redução de manchas e melasma?

A pele possui elementos epidérmicos responsáveis pela produção e distribuição de melanina pelo processo da melanogênese.


Distúrbios hiperpigmentares da pele, como melasma, podem resultar de doenças epidérmicas, hiperatividade dos melanócitos, que por sua vez pode causar o aumento da produção e acúmulo de melanina e consequentemente, o aparecimento de manchas escuras, em tons amarronzados, que em geral aparecem em partes do rosto como nariz, bochechas, testa, queixo e lábios, podendo ainda, aparecer em outras partes do corpo, como nos braços.

A exposição à luz ultravioleta e até mesmo ao calor são fatores que desencadeiam ou aumentam o melasma, que por sua vez, pode ser um acúmulo de pigmento na epiderme, sendo chamado como melasma epidérmico, apresentando-se de forma superficial. Em casos onde o acúmulo da melanina encontra-se na derme é chamado de dérmico. E pode ainda ser caracterizado como misto, se as manchas se encontrarem tanto na epiderme, quanto na derme.


Outros fatores que podem contribuir para o aparecimento ou aumento dessas manchas é o uso de terapias hormonais, pílulas anticoncepcionais, agentes fotossensibilizantes, remédios anticonvulsivantes e também a gravidez.


Muitas estratégias têm sido adotadas para o tratamento do melasma.


Algumas delas, baseadas em remoção mecânica do pigmento, como peelings químicos, luz pulsada, diferentes tipos de lasers, bem como dermoabrasão e microagulhamento. Além disso, medidas fotoprotetoras, como evitar a exposição à luz solar direta e a aplicação regular de filtros solares de amplo espectro são constantemente recomendados.


Atualmente, muitos ativos tópicos de clareamento foram introduzidos e amplamente aplicados para o tratamento da hiperpigmentação. Com diferentes mecanismos de ação, a eficácia desses agentes tópicos pode ficar limitada a sua absorção no extrato córneo, restringindo a sua atividade as regiões mais superficiais da pele. Além disso a necessidade de utilização de altas concentrações do ativo podem acarretar no aumento da toxicidade celular e irritação da pele.


Como alternativa a métodos invasivos de tratamento da hiperpigmentação, trazemos o NV Cysteamine 15, que proporciona aumento da eficácia e conforto na utilização.


Nossa tecnologia promove uma melhora da permeação e difusão do ativo através das camadas da pele, e a sua liberação controlada tem impacto positivo na sua eficiência clareadora.


O NV Cysteamine 15 permeia a pele de forma protegida até a junção derme-epiderme quando então é liberada de forma gradual pela ação do gatilho enzimático.


Uma vez liberada, a cistemina interage com melanócito e inibe enzimas melanogênicas essenciais, reduzindo a produção de melanina, além de gerar uma poderosa ação antioxidante, produzindo o efeito de clareamento da pele.


Outra grande vantagem na utilização do NV Cysteamine 15 é a oclusão do odor, que é obtido em função da proteção do ativo em nanocápsulas.


A Cisteamina em sua forma livre possui um odor desagradável, atribuído ao enxofre presente na molécula. Além disto, a higroscopicidade, o perfil farmacocinético e o fato da cisteamina ser altamente suscetível à degradação devido a sua rápida oxidação pelo ar, dificultam a sua aplicação.


Com a finalidade de transpor esses desafios a tecnologia de encapsulação Nanovetores é capaz de ocluir o odor do ativo, aumentar a sua estabilidade e facilitar a sua incorporação em produtos cosméticos.


A utilização do NV Cysteamine 15 promove essa melhora nas características organolépticas tornando o uso do ativo mais agradável, reduzindo a irritação na pele e permitindo o seu uso contínuo, com resultados superiores no tratamento da Hiperpigmentação e Melasma.

Quer saber mais sobre o ativo, acesse nosso site e obtenha mais informações sobre o NV Cysteamine 15.

 

Veja também outros ativos nanoencapsulados que agem no tratamento de manchas e melasmas.




58 visualizações0 comentário