Buscar

Mimetizando a natureza para cuidar das pessoas e do Planeta


Química verde: a preocupação com o cuidado se tornou um compromisso!


Você já ouviu falar de química verde? Se você é formulador, fabricante ou indústria, certamente pratica algum tipo de cuidado com o meio ambiente. No artigo abaixo, vamos explicar o que é a química verde e como a Nanovetores incorporou esse conceito como um dos de seus pilares.


O mês de junho traz muitos temas de comemoração e conscientização relacionados ao meio ambiente, portanto, neste mês, todos os nossos artigos serão direcionados a assuntos de sustentabilidade e biodispersabilidade, que é também, um dos 7 pilares da Nanovetores.

Nossa tecnologia inovadora não deixa resíduo, prova disso: nossa indústria reside em uma ilha, em Florianópolis. Portanto, nosso comprometimento e cuidado com a natureza e meio ambiente são praticados diariamente.


Todos os nossos produtos são projetados e produzidos em processos limpos e verdes, usando apenas água como solvente. O processo é totalmente livre de solventes orgânicos garantindo segurança e cuidado com a natureza.


Tem sido muito comentado e no momento há muita inovação verde acontecendo, não apenas em cosméticos, mas também em embalagens e outros elementos essenciais da indústria. No início da década de 90, uma nova tendência na maneira como a questão dos resíduos químicos deve ser tratada começou a tomar forma. Esta nova visão do problema, com a proposição de novas e desafiadoras soluções, considera que, fundamentalmente, é preciso buscar uma alternativa que evite ou minimize a produção de resíduos, em detrimento da preocupação exclusiva com o tratamento do resíduo no fim da linha de produção. Este novo direcionamento na questão da redução do impacto da atividade química ao ambiente é chamado de "green chemistry", química verde, ou ainda, química autossustentável.


É fundamental que as tecnologias emergentes contemplem estes anseios para serem promissoras. Frente aos problemas e preocupações ambientais, as empresas estão mais conscientes e têm mudado seus hábitos em relação à produção e desenvolvimento de produtos, principalmente adotando processos produtivos sustentáveis [1].