A sócia-fundadora e presidente da Nanovetores possui uma história de destaque, servindo de inspiração para meninas e mulheres que almejam adentrar na ciência ou empreender.
A Nanovetores é uma empresa consciente de seu papel na construção de um mundo melhor, seja por meio de produtos inovadores de maior eficácia e ecologicamente corretos, seja realizando contribuições sociais, sendo a equidade de gênero uma questão de grande importância para a empresa e seus colaboradores. Na última semana comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data instituída pela UNESCO em 2015 que tem por objetivo dar visibilidade ao papel e às contribuições de mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica, e fortalecer o compromisso global com a equidade de gênero no meio acadêmico. Reconhecendo o potencial e a capacidade das mulheres, especialmente na área científica, e como forma de celebração dessa data importante, convidamos o leitor a conhecer um pouco da história de uma das mulheres que mais nos inspiram, a sócia-fundadora da Nanovetores, Dra. Betina Ramos.
Desde pequena, Dra. Betina demonstrou um perfil curioso e questionador, refletindo qualidades necessárias a um bom cientista. Enquanto graduanda no curso de Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve seu primeiro contato com a pesquisa por meio do programa de Iniciação Científica, o que despertou seu interesse em continuar seus estudos na pós-graduação. Depois de se formar, Dra. Betina ingressou no mestrado em Farmácia na UFSC e em seguida no doutorado em Química pela mesma instituição. Durante o doutorado, ela teve a oportunidade de estudar na renomada Université Bordeaux, na França, um país referência na área de encapsulação e nanopartículas. Com os conhecimentos adquiridos, Dra. Betina juntamente com seu marido, o empreendedor Ricardo Henrique Ramos, decidiram fundar uma empresa inovadora, dando origem à Nanovetores.
Protagonista e visionária
O casal apostou na criação de uma empresa humanizada e sustentável, concentrando-se no desenvolvimento e inovação de ativos cosméticos nano e micro encapsulados. Através da expertise que Dra. Betina trouxe com sua jornada acadêmica, ela conseguiu desenvolver uma tecnologia inovadora que maximiza o desempenho dos ingredientes ativos, garantindo proteção, permeabilidade e controle na liberação dos compostos. Além disso, desde o início a empresa tem se comprometido com a sustentabilidade, de modo que todos os produtos são projetados e produzidos em processos limpos e verdes. Ao longo de sua história, a Nanovetores conquistou diversos prêmios que destacam o caráter inovador e o grande potencial da empresa. Reconhecida internacionalmente, em 2022 a empresa foi parcialmente adquirida pela Givaudan, multinacional suíça que é líder no mercado de criação de sabores e fragrâncias, com uma história que se estende por mais de 250 anos.
Dra. Betina tem uma trajetória brilhante como empreendedora, consolidando-se como líder de um negócio de sucesso e como referência para outras mulheres no empreendedorismo feminino e na ciência. Além disso, ela é ativamente engajada na causa do empreendedorismo feminino, atuando como diretora no Grupo Temático Mulheres Acate (Associação catarinense de Tecnologia). Como Embaixadora do programa Sebrae Delas, Dra. Betina também tem a oportunidade de compartilhar sua experiência e história, e a sua vitória na 5ª Edição do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença na categoria Negócios reforça ainda mais seu lugar de destaque. Em 2022, Dra Betina foi vencedora do prêmio Stemmer de inovação catarinense como Agente Protagonista da Inovação além de ser designada como conselheira do Conselho Deliberativo do CNPq, um dos grandes agentes de suporte a pesquisa brasileira.
Construindo ativamente uma sociedade com mais oportunidades Graças a esse espírito de busca por equidade, Dra. Betina montou uma equipe extremamente qualificada e majoritariamente feminina de cientistas na Nanovetores, incluindo cargos de liderança. A Nanovetores orgulha-se de possuir 56% de todos os cargos e 50% dos cargos de liderança sendo ocupados por mulheres, política que valoriza a diversidade e gera excelentes resultados graças à pluralidade de ideias e formas de agir dentro da empresa. A trajetória de sucesso da Dra. Betina serve como fonte de motivação para muitas cientistas e empreendedoras mulheres, bem como para meninas que sonham em alcançar voos tão altos quanto os dela.
Comments