Nanotecnologia em cosméticos: você já ouviu falar, mas ainda tem dúvidas sobre do que se trata exatamente?
Então, você está convidado a ler esse artigo que vai tratar sobre ativos nanotecnólogos aplicados em cosméticos e como essa tecnologia inovadora vai proporcionar maior eficácia no tratamento de pele e cabelos.
O termo nanotecnologia vem da escala de medida nanométrica, que é utilizada em diversos ramos. A aplicação de nanopartículas em cosméticos é uma tecnologia inovadora que promove a eficácia do produto final, além de trazer benefícios na formulação do cosmético.
Ao formular com os ativos - ingredientes que vão promover ações de tratamento e cuidado, ao invés de se encontrarem na forma livre e em tamanho normal, são inseridos em nanocápsulas, biopoliméricas e biodegradáveis, em escala nanométrica (10-9m - dez elevado a menos nove), ou seja, além da escala de tamanho, o ativo é protegido por uma cápsula de base aquosa.
O tamanho diminuto das partículas permite que o ativo permeie melhor nos tecidos como pele, cabelos e unhas [1], chegando com mais facilidade ao alvo de ação.
Por questões de segurança a Comunidade Europeia designou a terminologia de nanomaterial para estruturas de dimensão entre 0 a 100 nm, para as quais são requeridos maiores cuidados e rigor regulatório. A Nanovetores utiliza nanopartículas com tamanho maior que 200 nm na encapsulação dos ingredientes ativos.
Veja na figura abaixo, a comparação entre as escalas de tamanho:
Para facilitar o desenvolvimento de cosméticos e assegurar maior estabilidade e eficácia do produto, o uso de nanopartículas como proteção de ingredientes ativos garante a entrega dos mesmos no alvo de ação, proporcionando liberação gradual e controlada, “aumentando o tempo de contato com o alvo e reduzindo possíveis efeitos adversos associados a altas concentrações do ativo” [1].
Destaca-se também que o sistema de encapsulação em nanopartículas permite a proteção de moléculas biologicamente ativas cujo uso era dificultado por fenômenos como instabilidade e baixa solubilidade [1].
Pensando em ingredientes ativos para dermocosméticos, a nanoencapsulação é a alternativa mais eficaz para garantir os benefícios associados aos ativos.
Dentre suas principais vantagens, estão “a estabilização de ativos cosméticos lábeis, como a Vitamina C, liberação gradual do ativo, o que reduz o risco de irritação cutânea, melhora da homogeneidade de formulações e, principalmente, o aumento de eficácia dos produtos, seja pela estabilidade do ativo, seja pela alta hidratação cutânea proporcionada”[2], ou, ainda, pela entrega do ativo nas camadas mais profundas da epiderme com menores riscos de absorção sistêmica.
A encapsulação do ativo através da nanopartícula o protege de interações com o meio, evitando reações indesejadas e fazendo com que ele seja entregue e aja apenas no alvo de ação.
A nanoencapsulação garante maior solubilidade, maior estabilidade, biodisponibilidade e funcionalidade dos ativos. Tudo isso reflete na máxima eficácia do ativo cosmético.
Inúmeras são as vantagens proporcionadas pelos ativos nanoencapsulados.
Referências
1. LIMA, P. A.Carreadores LipídicosNanoestruturadosproduzidos a partir de lipídios naturais para o encapsulamento do filtro solar Benzofenona-3. 2018. 132 f. Tese (Doutorado) -Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
2. PUHL, G. M. D.; et al. A importância do Ácido Ascórbico no combate ao envelhecimento.Revista Saúde Integrada, [S.L.], v. 11, n. 22, p. 47-58, 2018. Disponível em:https://core.ac.uk/download/pdf/229765819.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
Comments