LinkedIn_Nanovetores
Youtube_Nanovetores
Icone_Facebook.png
Buscar

Desafios de formulação e como superá-los?

Atualizado: há 6 dias

O processo de formulação não é uma parte fácil no desenvolvimento de cosméticos. Depois de selecionar um novo ingrediente ativo para tratar a acne / reduzir rugas, ou após receber um relatório de marketing sobre as tendências - entre esse momento de criatividade e a entrega final de uma fórmula final, surgem alguns desafios:



1. INCORPORAÇÃO DE INGREDIENTES ATIVOS:


A maioria dos ingredientes ativos possuem protocolos rígidos sobre como incorporar em uma fórmula cosmética. Por exemplo, os óleos essenciais não são solúveis em água; a solubilidade de pós, como cafeína e ácido kójico na forma livre, depende do tamanho da partícula ativa, pH, temperatura e polaridade da molécula; outros ingredientes ativos, como Minoxidil e Retinol, também são difíceis de solubilizar na água quando estão em seu formato livre.


Solução Nanovetores: Solubilidade em água para mais segurança e eficácia


A maioria dos ingredientes ativos da Nanovetores são à base de água. Isso significa que eles são líquidos e podem ser facilmente incorporados em uma base apenas por simples mistura, abaixo de 45°C.


Ativo Destaque: NV Retinol


Ativo: Retinol.

Benefícios: despigmentante, antienvelhecimento e hidratante.

Aplicação: Primers, cremes, máscaras, géis para a área dos olhos, removedores de maquiagem, etc.

Incompatibilidades: Cloreto de sódio, etanol e outros solventes orgânicos.



2. ALCANÇAR A ESTABILIDADE


Mudanças na coloração das fórmulas, alteração de pH, separação de fases e mudança de perfume ou fragrância podem significar que uma formulação está passando por uma reação química ou uma separação física.

O componente mais reativo em uma formulação é geralmente o ingrediente ativo. Proteínas, enzimas e vitaminas são especificamente suscetíveis à oxidação ou degradação, causando alterações nos parâmetros físico-químicos da formulação e também perdendo a eficácia.


Um ótimo exemplo é o ácido ascórbico, a molécula original da vitamina C, altamente termolábil, o que significa que ele oxida facilmente quando solubilizado em água, causando alteração de cor no cosmético e gerando subprodutos que não garantem a eficácia pretendida.


Solução Nanovetores : Proteção do ingrediente ativo


Ao encapsular o ingrediente ativo com a tecnologia da Nanovetores, isso impede que ele reaja com os componentes da fórmula e garante a estabilidade. O NV Ascorbic Acid, molécula original da vitamina C encapsulada, é 500% mais estável que sua forma livre. A partir das fotos do teste de estabilidade, é possível observar que, após 38 dias de exposição a três condições diferentes, a coloração do ácido ascórbico encapsulado permanece branca e a forma livre sofre alterações amareladas e acastanhadas.


Com a oxidação do ácido ascórbico em sua forma livre, ocorre a redução na viabilidade do ativo, o que também acarreta na diminuição da eficácia do ativo. Logo, com a encapsulação do ingrediente ativo há a manutenção da estabilidade da formulação e maior eficácia.


Ativo Destaque: NV Ascorbic Acid

Ativo: Ácido Ascórbico. Benefícios: Uniformiza tom da pele, antioxidante, previne o envelhecimento da pele, trata rugas e linhas de expressão e ação hidratante. Aplicações: Emulsões em geral com pH menor que 4,0 (sérum, creme, água micelar, primer, tônicos). Incompatibilidade: Etanol.



3. ENTREGANDO INOVAÇÃO


Em um mercado altamente competitivo, com uma infinidade de marcas independentes e também tradicionais, as empresas buscam diferenciar seus produtos e fornecer cosméticos de alto desempenho. Os consumidores estão cada vez mais seletivos e buscando por produtos que tenham diferenciais e mostrem resultados eficazes.


Solução Nanovetores: Tecnologia de liberação de ativos através de gatilhos


A tecnologia de encapsulamento Nanovetores garante liberação controlada do ingrediente ativo por meio de cinco gatilhos específicos. Para aplicações de cuidados com a pele, o principal gatilho de liberação é enzimático, no qual as enzimas da pele ( proteases e lipases) degradam o material das cápsulas liberando o ingrediente ativo, garantindo que o ingrediente ativo permaneça protegido até atingir o seu lavo de ação.



Ativo Destaque: NV Resveratrol


Ativo: Trans-Resveratrol e óleo de romã.

Benefícios: Protege da luz azul, ajuda no tratamento de hipercromias, previne o envelhecimento da pele.

Aplicações: Emulsões, géis, sérum.

Incompatibilidades: Etanol e outros solventes orgânicos.



#makingthefuture #nanotecnologia #nanotechnolog #inovação #innovation #ativosencapsulado #activesencapsulated #altaperformance #highperformance #beauty #beleza #takecare #resveratrol #luzazul #ascorbicacid #retinol #desafio #p&d #solução #formulação #pesquisaedesenvolvimento #estabilidade


26 visualizações