top of page
Buscar

Costumes e tendências em cosméticos no Oriente Médio

A copa do mundo de 2022 começou!

Com o Catar sendo o país sede, pela primeira vez na história uma copa do mundo de futebol é realizada no oriente médio. Essa região única destaca-se pelo clima desértico, cidades modernas e uma cultura riquíssima, moldada por milênios de história, forte comércio com todo o mundo e intensa influência religiosa, especialmente do islamismo.

Os povos dessa região possuem hábitos de higiene bastante desenvolvidos, de forma que a elegância, limpeza e bem-estar são muito valorizados. Por conta disso, juntamente com a necessidade de cuidados com a pele devido ao clima árido e quente, a demanda por cosméticos na região cresce sensivelmente, embora nem todos os produtos sejam permitidos e bem aceitos.


Por conta da população majoritariamente islâmica, é crucial atender as demandas dessa religião para poder comercializar produtos na região. A palavra halal significa “lícito” em árabe, sendo que os produtos, especialmente alimentos e cosméticos, devem ser certificados com Halal para adequada distribuição. Para receber o selo Halal, toda matéria prima, cadeia produtiva e distributiva deve atender à lei islâmica, a rigorosos processos de qualidade e a algumas peculiaridades, como não possuir ingredientes de origem animal e/ou álcool.


As peculiaridades Halal fazem com que boa parte dos produtos aprovados sejam veganos e cruelty free, embora esses não sejam critérios obrigatórios, que consonantemente à tendência mundial fazem com que o oriente médio seja um dos mercados em que o clean beauty, cosméticos livres de química e de forte abordagem vegana, mais cresça. Outro fator que favorece esse comportamento é a tradição no uso de ingredientes vegetais, como rosas e café.


Mas não só em relação aos ingredientes o oriente médio é diferente. Novamente, por conta da religião o uso de lenços, véus, hijabs e niqabs para cobrir a cabeça e cabelos é extremamente comum, fazendo com que as mulheres da região valorizem bastante a região dos olhos. Maquiagens para a região dos olhos são extremamente comuns, como kajal (pigmento para delinear e esfumar), delineadores, primers e máscaras para cílios fazendo sucesso.


O NV Eyelashes ECO é ideal em primers e máscaras para cílios, proporcionando o fortalecimento e o crescimento de cílios e sobrancelhas, destacando a área dos olhos. Para melhorar a aparência da pele ao redor dos olhos, o NV Caffeine ECO reduz olheiras, fortalece a pele e melhora a microcirculação, contribuindo para a saúde da pele facial.


O clima quente e seco ocasiona alta demanda por produtos hidratantes e matificantes, já que pele seca e suor são preocupações comuns. O NV Hydratech é um ativo focado em hidratação e que também ajuda a preservar e recuperar a pele, algo importante para quem tem alta exposição ao Sol.


Por fim, o fenótipo da região, de peles com tom de oliveira e levemente escuras, faz com que brilhos dourados sejam muito visados pelas mulheres do oriente médio, um dos motivos do ouro ser tão utilizado e desejado na região. Uma maneira de trazer brilho juntamente com benefícios à pele é por meio de cosméticos, com a lúdica linha In Pearls atendendo essas funções, com destaque para as pérolas de Retinol e de Resveratrol, que possuem brilho dourado.


Todos esses fatores e muitos outros fazem do Oriente Médio uma parte única do mundo. As diferenças culturais não mudam o desejo por beleza e bem-estar, de forma que os cosméticos fazem sucesso e crescem cada vez mais, especialmente aqueles adaptados às necessidades da região.


Por isso, enquanto estiver assistindo à copa, repare no contraste entre os países, pesquise curiosidades sobre cada um e aproveite a beleza que cada região do mundo traz!



Referências:

https://sensient-beauty.com/insights/the-biggest-makeup-and-halal-beauty-trends-in-the-middle-east/. Acesso em 24/11/2022.

https://fastcompanyme.com/impact/the-arab-consumer-is-getting-serious-about-conscious-beauty-but-are-the-brands-listening/. Acesso em 24/11/2022.

Comentários


bottom of page