top of page
Buscar

Cosméticos veganos: Ideias para aproveitar essa oportunidade!

No atual momento muito se fala de veganismo e do estilo de vida vegano, mas afinal, o que é veganismo? E como isso influencia no ramo dos cosméticos?


O que são cosméticos veganos?


Um dos termos mais em voga dos últimos tempos é "veganismo", que é a filosofia prática de não consumir produtos de origem animal com intuito de minimizar danos ambientais e o sofrimento dos animais. Não é diferente na área de cosméticos, onde o surgimento de opções veganas vem abrindo inúmeras possibilidades tanto de consumo quanto de desenvolvimentos.


Embora não haja definição oficial, é de senso comum que um cosmético vegano não pode conter nenhuma matéria prima de origem animal em sua cadeia produtiva e nem causar sofrimento nessas criaturas, de forma que não podem ser testados em animais (cruelty-free). Vale destacar aqui a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos, sendo um cosmético considerado natural se sua composição majoritária for de materiais de origem natural (deve conter nada ou muito pouco de origem sintética) e um cosmético é orgânico se composto de, ao menos, 95% de materiais não contaminados com agrotóxicos e/ou transgênicos. Assim sendo, um cosmético natural pode não ser vegano e vice-versa, embora a preocupação com o meio ambiente e consciência dos consumidores façam com que muitos produtos acabem sendo veganos, naturais e orgânicos simultaneamente (1).


Muitas vezes, é um grande desafio formular um cosmético vegano, já que diversos ingredientes consagrados possuem origem animal, como mel e cera de abelha, leites e vários óleos, ácidos e proteínas animais, a exemplo do queridinho colágeno. Para contornar essa dificuldade, têm-se investido muito em novos ingredientes de origem vegetal a fim de aproveitar a biodiversidade, fator especialmente atrativo no Brasil, dada a vasta diversidade nacional e vantagens que isso traz para a economia e preservação das áreas florestais, de onde saem excelentes ativos como murumuru, jaborandi, açaí e outros. Também é destacado o desenvolvimento de biotecnologias e rotas sintéticas para obtenção de substâncias antes extraídas somente de animais, como o colágeno e o ácido hialurônico, que hoje em dia tem opções veganas graças às suas produções por microrganismos fermentativos a partir de engenharia biotecnológica. A tabela abaixo apresenta alguns ingredientes de origem animal e possíveis alternativas:

Fonte: PETA (2).


Essa maior preocupação com o meio ambiente é o principal motivo da ascensão meteórica dos cosméticos veganos, que quase triplicaram suas vendas entre 2013 e 2018, devendo atingir um valor de mercado de 20,8 bilhões de doláres em 2025. Esse alto crescimento é generalizado para produtos veganos, mas é especialmente sensível na área de cosméticos pelo fato desses produtos já estarem amplamente presentes na rotina diária das pessoas e do crescimento geral da área de cosméticos, que só no Brasil deve crescer 16,9% entre 2022 e 2025 (3)


Por conta dos fatores citados, cada vez mais empresas buscam se inserir no ramo dos cosméticos veganos, e a Nanovetores está pronta para ajudar nessa missão por meio de amplo catálogo vegano e atenção ao meio ambiente!

A Nanovetores atende os veganos!

Linhas facial e corporal - Aplicação: batons, stick, filtrosmsolares, primers, séruns, desodorantes, emulsões, shampoos, condicionadores, finalizadores capilares e máscaras.

Ativo premiado, é um dos ativos veganos no catálogo da Nanovetores de maior destaque, que possui como principal ingrediente o ácido hialurônico, um estimulador de colágeno que auxilia na diminuição das rugas e na hidratação da pele, substituindo as injeções dessa substância, sendo assim um procedimento bem menos invasivo para a pele. Em sua composição possui também o colágeno vegano, obtido através da fermentação por leveduras, que torna a pele ainda mais firme e hidratada. Esse ativo, além de sua utilização na pele, pode também ser usado para tratar os cabelos, promovendo restauração e hidratação.


Linha corporal - Aplicação: séruns, loções, cremes e emulsões aniônicas e não iônicas.

É um produto que possui em sua fórmula um blend de extratos consagrados e naturais, como: extrato de cavalinha, hera, alecrim, ginkgo biloba e centella asiática, que visam um efeito detox nas áreas acometidas pelas celulites. Os extratos de cavalinha e centella asiática auxiliam na hidratação e elasticidade da pele, enquanto os de hera, gingko biloba e alecrim possuem principalmente propriedades anti-inflamatórias, tornando o ativo muito útil para redução da celulite.


Linhas facial e corporal - Aplicação: primers, emulsões, máscaras, séruns, géis, produtos finalizadores, shampoos, condicionadores, máscaras capilares e soluções aquosas.

Outro ativo que se destaca pela utilização de ingredientes naturais, possuindo em sua composição proteína hidrolisada de ervilha e extratos de cebola e confrei, e também o ácido hialurônico. Esse ativo possui diversos benefícios que redensificam a pele e o cabelo. Além da melhora na hidratação e diminuição das rugas, também auxilia na proteção UV, melhora a aparência de queloides, e nos cabelos diminui o frizz e ajuda na preservação da coloração dos fios.


Esses e muitos outros ativos veganos e cruelty-free possuem a tecnologia de nanoencapsulação que garante maior eficácia e durabilidade às formulações que eles compõem. Em nosso site você pode conferir os ativos em catálogo e descobrir todos os produtos e seus benefícios, para encontrar o que você está procurando para a formulação de produtos veganos e que não pratiquem crueldade contra animais.


REFERÊNCIAS:

  1. VEGANISMO, Associação Brasileira de. O que é Veganismo?: saiba mais sobre esse importante movimento!. saiba mais sobre esse importante movimento! 2022. Disponível em: O que é Veganismo? - Associação Brasileira de Veganismo. Acesso em: 23/12/2022.

  2. Lista de ingredientes derivados de animais. PETA. Disponívem em: Animal-Derived Ingredients Resource | Living | PETA. Acesso em 23/12/2022.

  3. Setor de cosméticos cresce no primeiro semestre de 2022. TERRA. Disponível em: Setor de cosméticos cresce no primeiro semestre de 2022 (terra.com.br). Acesso em 23/12/2022.


Comments


bottom of page