top of page
Search

Conquistas Nanovetores 2020/2021 e Certificação de Conformidade ISO 9001



Fazer parte do mercado de cosméticos exige qualidade e conformidade com normas de segurança e eficácia nos cuidados com a saúde. Nos últimos tempos, devido ao que muitos chamam de “nova realidade”, ocorreu uma mudança no comportamento dos consumidores, que reorganizaram sua rotina e hábitos prezando o cuidado e bem estar, valorizando a experiência sensorial e o conforto, além é claro da expectativa por resultados rápidos. Para atender esse mercado, a indústria cosmética deve estar adequada a altos padrões de qualidade, o que não requer apenas bons produtos, mas também, processos de gestão bem definidos e estruturados, que proporcionem cuidado e compromisso com a informação e principalmente, a prontidão em servir, priorizando a atenção às necessidades e expectativas de clientes e partes interessadas pertinentes.


Além desses desafios mercadológicos, o ano de 2020 trouxe outros novos. E para faceá-los, foram necessárias mudanças de estratégias, adaptação a novos métodos de trabalho, aumento em medidas de segurança e cuidados. E, neste contexto, a adoção de práticas para abordagem de riscos e oportunidades se fez fundamental. Mas nos adaptamos. Hoje realizamos feiras on-line, reunião de equipes e parceiros além das fronteiras de distância e temos melhorado cada vez mais nisso.


O resultado de todos os esforços plantados e desafios vencidos vêm sendo colhidos pela Nanovetores, já neste ano de 2021 e é com sentimento de gratidão e orgulho que queremos compartilhar em meio a essas adversidades algumas de nossas conquistas! Nesse 1º semestre colhemos muitos frutos do bom trabalho e da dedicação ao nosso propósito.


A Nanovetores é uma empresa inovadora, instalada na ilha de Florianópolis - SC, conhecida pelo desenvolvimento e industrialização de ingredientes ativos nano e microencapsulados para o segmento cosmético e farmacêutico. Tem uma trajetória de pouco mais de 10 anos no mercado e iniciou com a realização de um sonho, de um projeto acadêmico. Com a união de habilidades da Dra. Betina e do Sr. Ricardo. Ela, cientista, farmacêutica e empreendedora, graduada em Farmácia pela UFSC com ênfase em Tecnologia Farmacêutica e Nanotecnologia, realizou doutorado pela UFSC e pela Université Bordeaux, França, e com pós-doutorado na UFSC. E seu esposo, Ricardo Henrique Ramos, administrador de empresas pela Esag/Udesc, A junção do conhecimento de ambos e com o empreendedorismo visionário levou a empresa da classificação de startup para multinacional.


Hoje, a empresa oferece ao mercado a combinação da sustentabilidade unida à tecnologia promovendo o bem-estar. A Nanovetores desenvolveu a arte de encapsular os ativos com material natural e biodegradável com foco na biodiversidade, usando como solvente a água, aumentando a eficácia dos produtos, proporcionando um resultado de longa duração e o sucesso de um processo produtivo inovador em escala global. A tecnologia desenvolvida, maximiza o desempenho dos ingredientes ativos garantido proteção, maior permeabilidade e controle sobre a liberação do composto ativo, entregando maior eficácia no cosmético, através de resultados rápidos e efetivos de sensorial premium.


O compromisso com a sustentabilidade resulta em produtos projetados e produzidos em processos limpos e verdes. Os produtos são fabricados usando apenas água como solvente, o processo é totalmente livre de solventes orgânicos, o que garante segurança ao meio ambiente e aos usuários finais.


Do início até o momento, liderada por uma mulher, cientista e empreendedora, a Dra. Betina, a empresa vem conquistando espaço no Brasil e no mundo. Presente nos cinco continentes, hoje exporta para 46 países.


Ao longo dessa trajetória, a Nanovetores vem construindo uma história de sucesso. Desde sua fundação, conquistou diversos Prêmios e Premiações que destacam o diferencial inovador e a versatilidade da equipe. Aliado ao potencial criativo, proporcionou a expansão nos segmentos de cosméticos e outros segmentos industriais.


Preocupada em atender aos altos padrões de qualidade do mercado mundial, vem se ajustando para obtenção de certificação de conformidade em relação a estes padrões. E, neste 1º semestre de 2021, conquistou a certificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com os requisitos da norma ISO 9001:2015.


A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é uma decisão estratégica para uma organização. A ISO 9001:2015 certifica a forma de gestão de uma empresa, a partir de uma abordagem por processos que esteja alinhada a metodologia P-D-C-A e ao uso de uma mentalidade de gestão de riscos. Os requisitos de Sistema de Gestão da Qualidade especificados na ISO 9001 são complementares aos requisitos para produtos e serviços da organização, sendo integrados de forma consistente.


Os benefícios potenciais para uma organização pela implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001 são:


a) a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;


b) facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;


c) abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;


d) a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de Sistemas de Gestão da Qualidade.


A ISO é uma organização internacional, responsável pelo desenvolvimento e promoção das normas de qualidades que são padrão para empresas do mundo inteiro. O reconhecimento internacional abrange cerca de 170 países que utilizam essas normas, sendo quase 900 mil certificados de empresas no mundo, segundo o relatório da ISO Survey, divulgado em setembro de 2020 referente ao ano de 2019.


No Brasil, atualmente, o número de certificados válidos chega a quase 9.300, o que para um universo de quase 17,5 milhões de empresas ativas, dado retirado do portal gov.br, através do link https://www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas, acessado em 13/07/2021, a quantidade de empresas certificadas atualmente representa menos de 1% desse total de empresas ativas. É por isso que a certificação é vista como um diferencial de mercado. No gráfico abaixo, retirado do portal Inmetro – Certifiq, acessado pelo link Inmetro - Certifiq, é possível observar essa relação.


Fonte: Inmetro - Certifiq, acessado em 13/07/2021.

No estado de Santa Catarina, cujo volume de empresas ativas é de quase 890 mil, o somatório de empresas que obtiveram a certificação ou recertificação, nos últimos 6 anos resulta em 1.061, ocupando o segundo lugar no ranking de estados brasileiros, perdendo apenas para São Paulo, com 5.382 empresas com certificação/recertificação. (Fonte: Inmetro - Certifiq, Histórico das certificações concedidas por UF, acessado em 13/07/2021).


No gráfico abaixo, podemos observar outra descrição interessante, o Histórico dos certificados, de empresas nacionais e estrangeiras, dentro e fora do SBAC (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade) emitidos desde 2016 até o ano de 2021, onde novamente comparado ao número de empresas em nosso país, demonstra que a conformidade com a certificação diz respeito a uma pequena minoria.



Fonte: Inmetro - Certifiq, Certificados válidos, acessado em 13/07/2021.

O que isso impacta para mercado e para nossos clientes e fornecedores? Maior confiabilidade nos processos da organização e na gestão das interfaces de informações. Além da confirmação de comprometimento com o cumprimento das normas e regulamentos aplicáveis aos produtos da empresa.


Tão importante quanto o certificado, é manter-se em conformidade e, ainda na perspectiva de requisitos da ISO 9001, caminhar na rota da melhoria contínuas pois isso requer gestão, investimento de tempo e tecnologia da informação, além de dedicação e engajamento dos colaboradores, parceiros e clientes.


É uma conquista em conjunto. E dessa forma, para incrementar a comemoração, a Nanovetores comemora as taxas que superam a expectativa de crescimento da empresa. O corpo estratégico da empresa estabeleceu a meta de crescimento para o ano de 2021 para 43 pontos percentuais. Neste 1º semestre, comemoramos um crescimento de 73% do faturamento em comparação com o 1º semestre de 2020, o que nos confere a superação de expectativas e a gratidão a todos os que fazem parte da nossa globalidade, clientes, fornecedores diretores e colaboradores.


Motivados pelo propósito gerar inovação e bem-estar, seguimos em busca de novos desafios!

bottom of page