top of page
Buscar

A vitamina C mais ativa e estável do mercado

A solução para quem deseja se diferenciar e sair do convencional. Descubra novos recursos para ter sucesso no mercado cosmético com a vitamina C.

São inúmeros e muito conhecidos os benefícios da utilização de cosméticos que contenham a vitamina C. Porém, sabe-se também que existem dificuldades na manipulação dessa substância devido à sua instabilidade. Uma das formas de resolver esse problema é por meio da encapsulação da vitamina, como é feito no Nanovetor Vitamina C.


Porém é possível maximizar ainda mais os efeitos da vitamina C ao utilizar sua molécula original e ativa. Mas de que forma isso é feito a fim de obter produtos mais eficazes e duradouros?

SOBRE O ÁCIDO ASCÓRBICO

A vitamina C tem sido amplamente utilizada em produtos cosméticos devido ao seu poder antioxidante e sua capacidade de eliminar os radicais livres, além de poder ser usada por todos os tipos de pele, até as mais sensíveis e oleosas. Ela é extremamente benéfica para a pele, combatendo o envelhecimento ao estimular a síntese de colágeno. Também uniformiza o tom do tecido e o hidrata, proporcionando uma pele mais firme e em geral com melhor textura e aparência, ajudando a combater rugas e linhas de expressão.


O ácido ascórbico (ácido L-ascórbico) é a forma mais ativa da famosa vitamina C, sendo uma substância essencial em nosso organismo, reconhecida por ser um “booster” de imunidade, evitar problemas de visão, fortalecer os ossos e trazer vários outros benefícios. No entanto, o ácido ascórbico não é sintetizado naturalmente pelo corpo humano, de forma que somos dependentes do consumo e suplementação para atender nossas necessidades dessa vitamina, fato que aliado aos diversos benefícios faz com que o ácido ascórbico e seus derivados venham se consagrando nas indústrias de fármacos e cosméticos em aplicações tópicas, visto que essa forma de aplicação possibilita alcançar níveis de vitamina C na pele que não são possíveis somente com a alimentação.


No entanto, o ácido ascórbico apresenta uma série de instabilidades e incompatibilidades físico-químicas, tornando-o um ativo difícil de se trabalhar. Além da dificuldade de formulação, os cosméticos que incluem esse ingrediente, ou suas variações, encontram problemas com a oxidação do ativo ao longo da vida útil do produto, e por isso surge a necessidade da utilização de doses maiores ou de derivados químicos para que a entrega de resultados não seja comprometida.

Embora possível, a utilização de derivados químicos do ácido ascórbico em seu lugar não é ideal, já que eles possuem menor efetividade no corpo humano. A atividade da vitamina C depende do número de radicais substituídos na molécula, sendo que quanto mais substituições, menor a atividade. O ascorbil fosfato de sódio possui duas substituições e o tetraisopalmitato de ascorbila possui quatro, sendo esse o derivado menos efetivo. O palmitato de ascorbila possui limitação em sua conversão para o ácido L-ascórbico, e o ascorbil fosfato de magnésio não é capaz de atravessar o estrato córneo. Por isso, o ácido ascórbico é o composto mais efetivo, e o seu teor de ascorbato é de 100%.

Para contornar as dificuldades envolvidas, a Nanovetores desenvolveu o NV Ascorbic Acid, que mantém o ácido ascórbico nessa forma extremamente ativa, mas o encapsula em partículas poliméricas de tamanho médio maior que 200 nm, a fim de proteger e estabilizar o ativo, aumentando também sua capacidade de permeação na pele. Isso faz com que a vitamina C esteja muito mais biodisponível e consequentemente tenha sua eficácia aumentada, sendo um ativo mais compatível em formulações cosmecêuticas e que resulta em melhores resultados.


O processo de encapsulação da Nanovetores protege o ativo contra a oxidação, garantindo maior estabilidade ao calor e à luz e permitindo o desenvolvimento de cosméticos mais eficazes à base de ácido ascórbico. Após realização de testes, o NV Ascorbic Acid demonstrou ser 6 vezes mais estável que o ativo na sua forma livre.


Na imagem abaixo é possível observar a estabilidade do ácido ascórbico em suas formas encapsulada e livre, após 38 dias sob condições de escuro e luz a temperatura ambiente, e estufa a 40ºC. É perceptível como o NV Ascorbic Acid oxida muito menos com o passar do tempo, demonstrando assim maior eficácia a longo prazo se comparado ao ácido ascórbico livre por conta de sua maior estabilidade e disponibilidade.

Além da maior estabilidade do ativo, o ácido ascórbico em sua forma encapsulada demonstrou maior capacidade de permeação na pele. Foi utilizada a técnica de espectrofotometria de absorção molecular no UV-VIS para avaliar e comparar os níveis de absorbância do ácido ascórbico livre e do NV Ascorbic Acid após 8 horas da aplicação dessas substâncias na pele. Constatou-se então que houve um aumento de 22% na permeação do ativo encapsulado em relação à sua forma livre.


Foi avaliado também, por meio de estudo in vitro, o potencial de estímulo da produção de colágeno, podendo assim comparar o ácido ascórbico livre com o NV Ascorbic Acid. Mesmo em menor concentração, a forma encapsulada demonstrou uma capacidade 5 vezes maior de estimular o colágeno em relação à forma livre.

Assim, a partir da nanoencapsulação foi solucionado o problema da instabilidade do ácido ascórbico, já que essa tecnologia protege o ativo e evita que a oxidação ocorra tão rapidamente. A encapsulação desse ativo torna-o mais compatível com diferentes formulações e acentua os seus benefícios como antioxidante, hidratante e antienvelhecimento, tanto que após 28 dias de teste clínico 94% dos participantes relataram melhora geral da pele.


Além do NV Ascorbic Acid, você pode encontrar em nosso catálogo uma lista de produtos que utilizam dessa tecnologia e que assim possuem maior eficácia.


Benefícios do NV Ascorbic Acid

  • Antioxidante mais renomado do mercado, sem alteração de cor

  • Síntese de colágeno

  • Uniformiza o tom da pele

  • Melhora na textura e firmeza da pele

  • Previne envelhecimento cutâneo

  • Combate Linha de Expressão

  • Hidratação

  • Dermatologicamente Testado

Aplicações NV Ascorbic Acid:

  • Emulsões em geral com pH menor que 4,0

Conheça mais sobre o ativo aqui.



Comments


bottom of page