Buscar

A nanotecnologia quebrando paradigmas de concentração

Nem sempre uma concentração menor de ingrediente ativo implica em menor eficácia da formulação. Pelo contrário, reduzir a concentração dos ativos têm diversas vantagens e a nanoencapsulação se apresenta como uma solução para reduzir a dose e aumentar a eficácia!


Dentre os benefícios da nanotecnologia está a redução de doses. Os sistemas de nanoencapsulação possibilitam a redução da concentração do ativo garantindo a mesma eficácia quando comparado com um ativo livre em concentrações maiores. Isso ocorre, principalmente, devido à 2 fatores:


1. Proteção do Ativo: a nanoencapsulação protege o ingrediente ativo da degradação química, oxidações e instabilidades; permite o controle da sua liberação, prolonga o tempo de atividade, sendo liberado no alvo de ação através de gatilhos específicos, o que aumenta sua eficácia.


2. Permeação Inteligente: o sistema de encapsulação da Nanovetores permite que o ingrediente ativo chegue até o alvo de ação ainda ativo e que seja liberado no local de ação específico, o que potencializa a entrega dos benefícios.



REDUÇÃO DE DOSES


Com ativos encapsulados é possível manter um nível de eficácia superior quando comparado com o ativo livre. E quando realizamos a encapsulação é possível reduzir a dose do ativo, tendo como principais vantagens:


  • a redução dos efeitos adversos e da toxicidade

  • maior conforto de uso ao consumidor

  • maior adesão ao produto cosmético

  • segurança e bem-estar para o usuário.


MENOS É MAIS


Como exemplo de ativos que se beneficiam com a redução de doses e comprovam que menos (concentração) é mais (eficácia), temos a Nanoicaridina e o NV Glycolic Acid.


NANOICARIDINA


O Nanoicaridina tem como princípio ativo a icaridina, substância repelente natural indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


O Nanoicaridina tem ação comprovada contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do Zika, Dengue e Chikungunya. Através da tecnologia Nanovetores, foi possível reduzir a dose desse ativo em 4.5x quando comparado com o ativo na forma livre.


O ativo Icaridina na forma livre, aplicado na concentração de 25%, confere proteção de 8 horas. O Nanoicaridina, em concentração de 5,5% proporciona ação repelente pelo mesmo período.


A redução de dose diminui a toxicidade e, consequentemente, proporciona maior conforto de uso. Além disso, o Nanoicaridina tem como diferencial sua base aquosa, o que permite o desenvolvimento de repelentes livre de álcool. Esse ativo pode ser usado por crianças a partir de 6 meses de idade.


O Nanoicaridina comprova a relação menor dose, maior eficácia.


NV GLYCOLIC ACID


O ácido glicólico apresenta diversos benefícios para a pele e é muito utilizado em cosméticos de skincare, reduz rugas e linhas de expressão, proporciona um rejuvenescimento da pele e também pode ser utilizado para tratamento de acne. Mas, devido às suas características de ácido, pode causar irritações.


A encapsulação do ácido glicólico protege o ativo de reações indesejadas com o meio e evita que o mesmo cause efeitos adversos na pele. Além disso, o NV Glycolic Acid tem liberação prolongada (até 8 horas após aplicação do produto!), aumentando sua eficácia. Dessa forma, é possível formular com o ácido glicólico com uma menor concentração e garantir todos os seus benefícios.

27 visualizações0 comentário
LinkedIn_Nanovetores
Youtube_Nanovetores
Icone_Facebook.png