NV Alpha Arbutin
O NV ALPHA ARBUTIN traz em sua composição o alpha-arbutin, um derivado mais seguro da hidroquinona que age bloqueando a síntese de melanina no local aplicado. O insumo alpha-arbutin apresenta-se bastante instável ao calor e de baixa permeação cutânea, deficiências corrigidas com o uso das nanopartículas lipídicas Nanovetores, que também confere qualidades sensoriais e de liberação prolongada ao ativo.
É um poderoso despigmentante, promovendo o clareamento e a uniformização de todos os tipos de pele, reduzindo manchas preexistentes e evitando o aparecimento de novas manchas
Descrição do Ativo
Arbutin é um composto glucosídeo da hidroquinona de origem vegetal encontrado em diversas plantas, como peras, amoras e mirtilos. Possui dois isômeros, alfa (4-hidroxifenil α-D-glicopiranosideo) e beta (4-hidroxifenil β-D-glicopiranosideo), onde somente o isômero β é de ocorrência natural em plantas, com o isômero α sendo sintetizado por enzimas de microrganismos. Ambos isômeros possuem ação como clareador de pele, mas o composto em sua forma alfa é cerca de 10 vezes mais eficiente, por conta de maior afinidade com o sítio ativo de atuação na pele, a tirosinase, sendo por isso o composto empregado na formulação do NV ALPHA ARBUTIN.
O mecanismo de ação do alfa arbutin é por meio da inibição da enzima tirosinase, responsável pela produção e regulação da melanina na pele, semelhantemente a ação da hidroquinona, mas sem apresentar toxidade, sugerindo que o tamanho da molécula e a ação eletroestática do anel aromático influenciam fortemente no funcionamento da tirosinase, que é inibida por ter sua transcriptase afetada. Outros mecanismos do α-arbutin na regulação da melanina incluem ação antioxidante, aceleração da renovação epidermal e ação anti-inflamatória. A regulação da melanina também auxilia no tratamento de melasma.
O comitê científico europeu em segurança do consumidor (SCCS) confirma que o α-arbutin é seguro e efetivo como clareador de pele, não possuindo citotoxicidade e ocasionando consideravelmente menos irritação e melanotoxicidade do que um dos clareadores mais famosos, a hidroquinona. Além de clareador, o α-arbutin traz outros benefícios, como redução do grau de bronzeamento sem aumentar a sensibilidade da pele após exposição ao sol e ajuda ao corrigir glicação, palidez da pele e perda de elasticidade. No entanto, mesmo com todos os benefícios que traz, o α-arbutin é bastante hidrofílico, o que compromete consideravelmente sua capacidade de permeabilidade na pele, tendo também de ser formulado em baixas temperaturas devido a sua instabilidade ao calor, diminuindo sua eficácia e facilidade de produção. Uma estratégia útil em reverter essas deficiências do α-arbutin é seu nanoencapsulamento, melhorando sua estabilidade, biodisponibilidade e até mesmo aumentando seu efeito clareador. Portanto, o NV ALPHA ARBUTIN é a solução ideal na busca de clareadores, trazendo diversos benefícios à pele e a eficácia e estabilidade proporcionadas pela nanotecnologia NANOVETORES.